-
Arquitetos: José Schreiber Arquitecto
- Área: 195 m²
- Ano: 2014
Descrição enviada pela equipe de projeto. A vida cotidiana nos mobiliza a um ritmo vertiginoso. Começando pela escolha do bairro, localizado nas aforas de San Francisco, passando pela aquisição do terreno e definindo o projeto que pretende ser um reduto de descanso longe do centro, caracterizado pela qualidade ambiental de seu contexto imediato. A versatilidade de seus espaços acompanha as mudanças nos modos de vida e composição familiar contemporâneos.
Esta obra é resultado da busca por inovação técnica, estética e funcional. Sua morfologia é composta por duas caixas dispostas em "L" que estruturam o térreo contendo todos os serviços (entrada, cozinha e despensa em um container. Lavabo, banheiro, churrasqueira, oficina e depósito em outro).
O vazio entre ambas as caixas é onde ocorre a vida pública: garagem / churrasqueira e sala de estar / copa. Sobre estes, no pavimento superior, está o elemento unificador do conjunto: um grande volume maciço de construção tradicional que gravita sobre os containers, abrigando os dormitórios e banheiro.
O projeto é caracterizado por olhar para três premissas básicas: a inovação tecnológica, a velocidade e a simplificação dos materiais de construção. Os containers marítimos foram em resposta ao projeto original da casa, que procurou usar elementos originalmente concebidos para uma outra função e reciclá-los para enfrentar um novo desafio.
Seus interiores estão equipados com espuma de poliuretano, os tetos são pintados com látex, paredes verticais são revestidas com placas de gesso, escondendo instalações. Os pisos são de cimento liso, que acompanha a continuidade espacial da casa.
No exterior, a casa é fechada por uma fachada cega para preservar e proteger a privacidade das orientações mais perniciosas (Sul e Oeste). As aberturas localizados em direção à rua foram realizadas em chapa de aço extraído dos recipientes, a porta de acesso é o melhor exemplo. No interior, os quartos são abertos para o pátio, apreciando as melhores condições para estas latitudes (Norte e Leste), maximizando a iluminação e ventilação natural durante todo o dia. As janelas são de alumínio de alta performance, vidro duplo selado para a habitabilidade adequada.